Publicidade
Publicidade
Araguaína, 21 de outubro de 2014
Morre jornalista pioneiro no Tocantins, Salomão Wenceslau, de 'O Jornal'
Fonte: AF Notícias - Da Redação - 25/09/13 16h48
Divulgação Jornalista do Tocantins, Salomão
Da Redação

Faleceu na tarde desta quarta-feira, 24, o diretor-presidente da rede de comunicação O Jornal, Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho, 54 anos. De acordo com informações, ele teve um infarto fulminante e veio a óbito no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O jornalista deixa esposa e um filho. Seu corpo será velado na Assembleia Legislativa do Estado a partir das 18 horas.

Há informações de que o jornalista, durante o almoço em sua residência nesta quarta-feira, teria sentido um dormência no braço e pediu que a sua esposa, Joana de Castro, fizesse uma massagem.

No entanto, o mal-estar progrediu e Joana achamou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para levá-lo ao HGP.

Salomão chegou nessa terça-feira, 23, de Goiânia onde realizou uma bateria de exames, entre eles um de coração, e ficou constatado de que ele estava bem clinicamente. Um dos médicos que o atendeu no HGP explicou para a família que o um infarto fulminante pode ocorrer sem que a pessoa tenha antecedentes. (Com informações do CT)


NOTA DE PESAR - João Ribeiro

A imprensa tocantinense e a classe política estão de luto com a perda inesperada do jornalista Salomão Wenceslau.

Pioneiro do jornalismo no Tocantins, Salomão  - como todo brasileiro - era um apaixonado por futebol e política. Ele  fez do seu ofício uma missão árdua de levar à população os bastidores da notícia com bom humor, inteligência e simplicidade.

Como colunista do O Jornal, de sua propriedade, Salomão Wenceslau tornou obrigatória a leitura da sua coluna “Dois dedos de prosa”, todas as segundas-feiras. Na rádio,  onde tinha um programa aos domingos, Salomão compartilhou com seus ouvintes o seu amor pela vida simples, da música sertaneja de raiz.

Lamento sua partida, mas tenho certeza que ele deixa um exemplo às novas gerações do jornalismo do Tocantins. Neste momento de dor, solidarizo-me à sua esposa Joana de Castro, ao filho Aurélio, aos familiares, colegas de imprensa e amigos que com ele conviveram.


Nota de Pesar - Ministério Público do Tocantins/Assessoria 

Com profunda consternação, membros e servidores do Ministério Público do Estado do Tocantins expressam seu sentimento de pesar pelo falecimento de Luzia Costa Luz, aos 78 anos de idade.

Avó do Defensor Público Geral do Tocantins Marlon Costa Luz Amorim, Dona Luza, como era carinhosamente conhecida, criou e educou seus dez filhos com valores humanos e solidários.

O MPE presta sua homenagem e se solidariza com a dor dos amigos e familiares de Dona Luza. O velório acontece nesta quinta-feira, 26, no município de Zé Doca (MA), onde viveu por mais de 50 anos.


Nota de Pesar - Procuradora-Geral de Justiça do Tocantins

Em nome dos membros e servidores do Ministério Público do Estado do Tocantins, a Procuradora-Geral de Justiça, Vera Nilva Álvares Rocha Lira, presta solidariedade aos familiares e amigos do jornalista Salomão Wenceslau. O presidente do grupo de comunicação O Jornal faleceu nesta quarta-feira, 25, e deixa um legado de compromisso com a verdade e respeito à história tocantinense.

Aos amigos e familiares, o respeito e sentimentos de pesar.

Vera Nilva Álvares Rocha Lira
Procuradora-Geral de Justiça do Tocantins


Nota - Angelo Agnolin – Deputado Federal

O deputado federal Angelo Agnolin (PDT) expressa profundo pesar pelo falecimento do diretor-presidente da rede de comunicação O Jornal, Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho.

“Recebo com profunda tristeza a notícia da morte do grande amigo, jornalista Salomão Wenceslau, a quem tive a honra de conceder o título de cidadão tocantinense, por ter ajudado a escrever a história do nosso estado e pelo exemplo de vida que foi”.

Os “dois dedos de prosa” de Wenceslau deixa ao jornalismo tocantinense um grande legado: a figura de um homem que, com palavras simples e bem colocadas, soube transmitir e fazer compreender sua opinião sobre os fatos.

“Que a família receba por parte da minha, os mais sinceros votos de pesar”.


NOTA DE PESAR - Deputado Osvaldo Reis

O Jornalismo tocantinense fica mais triste no dia de hoje. Perdemos um dos mais lembrados  e competentes jornalistas da imprensa de nosso Estado. Perde o Brasil e não apenas o Tocantins, um dos mais ferrenhos defensores da imprensa livre e da democracia.  Salomão Wenceslau Rodrigues, lamento sua partida tão precoce, mas tenho a certeza de que deixa seu exemplo às novas gerações de jornalistas brasileiros.

Neste momento de pesar, solidarizo-me com os familiares e amigos deste grande jornalista.


NOTA - deputado Osires Damaso

O primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM) e toda a equipe de gabinete lamenta a morte do Jornalista e diretor-presidente da rede de comunicação O Jornal, Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho, ocorrido na tarde desta quarta-feira, dia 25, no Hospital Geral de Palmas. O jornalista foi vítima de um infarto fulminante. Socorrido e levado ao HGP, não resistiu e faleceu.

“Lamentamos profundamente a morte desse renomado jornalista. Um homem que sempre contribuiu para o crescimento do Tocantins e que defendia a democracia e a liberdade de expressão. Participou, ao longo de sua carreira, dos momentos relevantes da história do Estado, lembrou Damaso”.

Em sessão ordinária, nesta tarde, Damaso presidiu os trabalhos da Mesa Diretora e registrou os Votos de Pesar dos parlamentares ao jornalista Salomão.


Nota de pesar - Amália Santana

É com imensa tristeza que manifesto profundo pesar pelo falecimento do jornalista Salomão Wenceslau Rodrigues, ocorrido nesta quarta-feira,  em Palmas. Pioneiro na área da Comunicação do Tocantins Salomão deixa um relevante e inesquecível trabalho prestado na área da Comunicação no Tocantins.

Peço a Deus que conforte os familiares e amigos pela perda irreparável.

Amália Santana
Deputada Estadual


Nota de Pesar - PT

O Partido dos Trabalhadores lamenta profundamente o falecimento do jornalista e empresário Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho, diretor-presidente da rede de comunicação tocantinense O Jornal, aos 54 anos, de infarto fulminante no Hospital Geral de Palmas.

Pioneiro da comunicação no Estado, o jornalista Salomão Wenceslau, ainda foi um dos precursores do jornalismo esportivo no Estado, e se preparava para realizar a primeira cobertura tocantinense de uma Copa do Mundo.

O jornalista também apresentava atualmente na TV Redesat o programa “Alma Sertaneja”, recebeu o título de cidadão tocantinense pela Assembleia Legislativa e foi premiado na IV edição do Troféu Prisma.

Nota - Deputado Irajá Abreu


Diante do falecimento -  perda irreparável, do jornalista Salomão Wenceslau Rodrigues, ocorrido  hoje(25.09.13),  expresso a minha solidariedade à Família, rogando a Deus  que na sua infinita  misericórdia, lhes confortem  e ampare neste momento de tristeza e profunda  dor.

Irajá Abreu
Deputado federal licenciado


NOTA DE PESAR - Eduardo Gomes

Palavras não são suficientes para expressar a dor da perda de todos nós que tivemos a honra e o prazer de conviver com os textos e o carisma de Salomão Wenceslau.

Mais do que um amigo, Salomão era mentor de políticos e de jornalistas. Nada escapava do seu olhar e ouvidos, sempre dispostos a ver e ouvir tudo o que acontecia no Estado, em Goiás, no Brasil e no esporte. E, no O Jornal, reproduzia, como ninguém, a notícia. Sua coluna “Dois Dedos de Prosa” era lida e relida, pela análise clara de situações que, muitas vezes, passavam despercebidas pela grande maioria dos analistas e jornalistas do Tocantins.

Como a política, o esporte era uma grande paixão. Realizou seu sonho de cobrir a Copa do Mundo de Futebol, na África do Sul. Único jornalista tocantinense a conseguir tal feito e a acompanhar a Seleção Brasileira em muitos amistosos pelo mundo todo.

Sim, nosso Estado deve muito a ele, por ter levado ao público informações que, muita gente, não tinha coragem de publicar; por puxar orelhas, em sua coluna, orelhas que ninguém se atrevia nem a tocar; por dizer aquilo que a maioria não queria ouvir.

Como nós, o seu Gongomé deve estar chorando de saudades. Que sua família enlutada receba os nossos mais sinceros e doloridos votos de pesar.

Deputado Federal Eduardo Gomes
Secretário Estadual dos Esportes e Lazer


Nota de pesar – Ronaldo Dimas/Prefeito de Araguaína

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento do jornalista Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho, 54 anos, proprietário do impresso " O Jornal", ocorrido na tarde desta quarta-feira, 25, em Palmas - TO.

Ele era um dos principais jornalistas políticos do Estado do Tocantins. Nos últimos 23 anos, dedicou-se ao exercício de mostrar o Tocantins por uma ótica diferenciada, com olhar crítico de quem aponta os erros e espera a consciência dos gestores na resolução do problema.

Amada e temida, a Coluna "Dois dedos de prosa" trazia para o leitor informações bombásticas, furo de reportagens e também a certeza de uma informação responsável.

Salomão também foi responsável por acolher estudantes de jornalismo e devolver ao mercado de trabalho profissionais diferenciados. Pessoas assim deixam sua marca e também admiração. Perde o jornalismo tocantinense e perde também a comunidade.

Solidarizo com amigos e familiares este momento de saudade. Que Deus possa confortar o coração de todos.

Ronaldo Dimas Nogueira Pereira
Prefeito de Araguaína


NOTA DE PESAR - Luana Ribeiro

Estamos todos consternados com a morte prematura do jornalista Salomão Wenceslau.  Com um jeito manso de falar, uma inteligência ímpar e um olhar crítico das questões políticas do Estado, Salomão deixará muitas saudades. Como leitora fiel da coluna “Dois dedos de prosa”, assinada por ele, sentirei muita falta das análises diretas e irreverentes.

O seu bordão: “É, pois é. É isso aí” - que dizia muita coisa, sem precisar citar nada -, jamais será esquecido.  Salomão marcou época no jornalismo do Tocantins com sua simplicidade, astúcia, seriedade e busca constante pela notícia bem apurada.

Também lembraremos sempre de sua atuação em Goiás, principalmente, porque ele esteve presente na campanha da minha sogra Conceição Gayer. A convivência com ele neste período estará sempre no coração da minha família.

Aos familiares e amigos do ilustre Salomão, deixo aqui o meu apoio e solidariedade. Lamento o falecimento deste grande jornalista e sinto-me orgulhosa de ter convivido com ele.

#ValeuSalomão
Deputada Estadual Luana Ribeiro (PR)
 
Leia mais: LutoPesar

COMENTÁRIOS

 Nome:
 E-mail:
 Texto: Ainda restam caracteres a serem digitados.
Comentários (1)
  • Big Boy | 25/09/13 18h14 | Usuário identificado pelo IP 177.6.111.219.

    Uma grande perda do jornalismo no Tocantins. Que Deus esteja com você companheiro.

Newsletter
Preencha o campo abaixo com um e-mail válido e receba as notícias do AF Notícias: